ISO 9001 versão 2015: conheça todas mudanças

3 canais do Youtube para você aprender novos idiomas
6 de abril de 2016
Internet industrial – O que é, quando chegará ao Brasil
11 de abril de 2016
Mostrar todos

ISO 9001 versão 2015: conheça todas mudanças

Ainda tem muita gente com dúvidas a respeito da revisão da norma ISO 9001, que aconteceu em 2015. Sim, estamos falando do grupo de regras técnicas que entrará em vigor nos próximos meses para estabelecer novos padrões na gestão de qualidade das empresas do mundo inteiro.

O principal objetivo dessa revisão, que acontece a cada 5 anos, é melhorar o alinhamento do sistema de gestão da qualidade com os objetivos do negócio de cada empresa. Dessa forma, em sua versão de 2015, a ISO 9001 abrirá mão de muitos documentos e processos burocráticos para dar mais ênfase nas ações humanas. Abaixo, separamos alguns tópicos importantes para você ficar por dentro do assunto

 

O que é a ISO 9001?

A ISO, Organização Internacional de Padronização, surgiu na década de 40 e tem como principal proposito desenvolver normas que auxiliem empresas a terem uma melhor gestão da qualidade dos seus produtos e serviços. Ao todo, são mais de 100 países que adotam esse modelo.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas técnicas – que cumpre o papel de repassar as regras e certificar as organizações que se encaixam nesse padrão altíssimo de qualidade.

Como incorporar a ISO 9001 na minha empresa?

As normas são focadas em processos, não em produtos. Dessa forma, qualquer empresa, de qualquer segmento, pode incorporar a ISO 9001. Para isso, basta solicitar a visita de um órgão certificador para realizar uma auditoria. Nessa inspeção são analisadas todas as nuances do sistema aplicado de gestão da qualidade. Se estiver em conformidade com a norma, a empresa ganha o selo de certificação.

Vantagens de ser certificada na ISO 9001

Diante de tantas regras, foi criado um selo de qualidade para promover confiança e credibilidade das empresas certificadas. Conseguir o selo ISO 9001 representa hoje uma vantagem competitiva de reconhecimento nacional e internacional do trabalho feito dentro da empresa. Além disso, ele atesta elementos como boa prática de relacionamento com clientes e fornecedores e um maior desenvolvimento dos colaboradores.

 E as vantagens não param por aí. Atualmente, há uma fatia de clientes no mercado que só negociam com fornecedores que sejam certificados.

O que muda na ISO 9001 versão 2015?

Como dito no começo deste artigo, a versão 2015 da ISO 9001 pretende focar mais nos processos humanos dentro da empresa. O que, consecutivamente, exigirá uma partição efetiva dos líderes administrativos. Eles serão os responsáveis por incorporar os novos requisitos da norma nos processos, que se resumem em:

 

– Realizar uma análise apurada para identificar os fatores do micro e macro ambiente que possam interferir no negócio.

– Elaborar planos, em conjunto com os outros líderes, que promovam as novas regras em cada setor da empresa.

– Consultar a legislação vigente.

– Administrar os riscos que possam interferir no negócio antes que eles aconteçam.

 – Entre outras atividades

Administração de riscos – mudança significativa na ISO 9001 versão 2015

A administração de riscos já estava presente na norma ISO 9001 desde 2008, mas ganhou um grande destaque em 2015. Para quem não conhece o termo, trata-se de um processo que planeja, organiza, dirigi e controla os recursos humanos e materiais da empresa, visando minimizar os possíveis efeitos de danos acidentais, mercadológicos e culturais à sua imagem e dos seus stakeholders. A intenção desse destaque na versão 2015 é fortalecer o pensamento baseado nos riscos, potencializando a gestão da qualidade na organização.

 

Curso online para ISO 9001 versão 2015

Mesmo trazendo para vocês o conteúdo básico da última versão da ISO, ainda há muitas regras e documentos que precisam ser analisados com mais detalhamento. Pensando nisso, a Academia BC está desenvolvendo um curso online para todos os gestores que queriam se atualizar sobre a ISO 9001 versão 2015.

Aguardem … em breve traremos mais novidades

1 Comments

  1. Joana Teixeira disse:

    Oi, os cursos online também são uma ótima alternativa, dependendo da credibilidade da empresa onde você faz o curso, eu recomendo os cursos da própria Academia BC que é muito renomada no mercado.
    Boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image

× WhatsApp