Curso de mecânica automotiva: atualização é indispensável

Curso de mecânica automotiva: atualização é indispensável

Curso Mecânica Automotiva

Um curso de mecânica automotiva é indispensável para quem quer levar diferencial competitivo para sua oficina mecânica.

O mecânico que se mantem atualizado, que busca o aperfeiçoamento de seus conhecimento e habilidades se torna apto a resolver qualquer tipo de desafio profissional, independente da área ou tipo de oficina em que atuará. A crise dificilmente afetará mecânicos qualificados e atualizados.

Não só no Brasil, mas também no exterior, o mercado de automóveis passa por uma importante evolução. Esse cenário gera mais demanda de profissionais capacitados, com conhecimentos em motores e componentes mais modernos nos carros.

Para os profissionais que já possuem conhecimento prévio na área, um curso de mecânica automotiva pode trazer novas informações, novidades e mais qualificação.

A seguir mostraremos a importância de um curso de mecânica automotiva, tanto para o profissional mecânico quanto para a oficina.

Tecnologias automotivas: como um curso de mecânica automotiva pode ajudar

Há algum tempo, as oficinas mecânicas eram sujas e escuras, hoje o que se vê é exatamente o contrário. Oficinas muito bem iluminadas, limpas, com tecnologias de ponta, ferramentas automatizadas e profissionais especialistas. E não adianta fugir, é isso que os clientes buscam em uma oficina mecânica atualmente.

O mercado automotivo evolui a passos largos, desde os combustíveis e fontes energéticas (biodiesel e carros elétricos) até o de pequenos itens de série e conectividade móvel.

Caso o mecânico antigo, com conhecimentos em mecânica básica não se atualizar, ele terá dificuldades com o aumento crescente do uso de elementos eletrônicos em diversas partes dos veículos. Nesse caso, existe a necessidade de profissionais qualificados com conhecimentos técnicos específicos para executarem o serviço com qualidade e segurança.

Dentro da oficina, scanner automotivo, sistemas de alinhamento e balanceamento computadorizados e troca de óleo, também computadorizada, são alguns exemplos de novas tecnologias automotivas aplicadas na prática e no ambiente de manutenção automotiva.

A tecnologia chegou também aos diversos tipos de motores e outros inúmeros sistemas automotivos.

Conhecimento básico de mecânica já não é o suficiente. O futuro promete ainda mais segurança, conforto e conectividade ao motorista. Com isso, a demanda na manutenção dos automóveis será ainda maior.

Proprietários, quando precisam de serviços de manutenção para seus veículos, buscam por oficinas mecânicas de confiança. Buscam também por serviços diferenciados, relacionados às novas tecnologias automotivas.

Tipos de curso de mecânica automotiva

Historicamente, no Brasil, o profissional mecânico de automóveis atua através da prática. Os conhecimentos são passados de pai para filho ou adquiridos de maneira autodidata.

Já é possível que o profissional que possua prática em mecânica automotiva adquirir o Diploma de Técnico em Mecânica Automotiva através de uma prova de Certificação de Competências Profissionais. A Certificação é reconhecida pelo MEC e aceita pelo CFT (Cadastro Federal dos Técnicos).

Saiba mais sobre como se Certificar por Competências Profissionais 

Além disso, a Academia BC possui um curso preparatório para a Certificação de Competências Profissionais em Mecânica Automotiva. O curso é 100% online e as provas (teórica e prática) são realizadas em Belo Horizonte por uma Certificadora Credenciada.

Para quem já possui diploma técnico ou superior na área, a situação não é diferente, como a evolução tecnológica avança rapidamente no setor automobilístico sempre será necessário se aperfeiçoar, e obter conhecimento específico.

Existem cursos mais rápidos, chamados de cursos livres, onde se busca uma qualificação introdutória em algum setor específico da mecânica.

Por outro lado, existem os cursos que buscam aprofundar o conhecimento do profissional, tornando-o um especialista, como é o caso de cursos técnicos, profissionalizantes e de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Cursos de aperfeiçoamento profissional em mecânica automotiva, oferecem conhecimento aplicado em áreas como:

  • sistemas de injeção eletrônica para diversos tipos de motor;
  • especialista em gerenciamento eletrônico de motores a diesel;
  • especialista em sistemas automotivos elétricos e eletrônicos;
  • mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado automotivo;
  • além de muitos outros.

Um mecânico com uma especialização técnica ou um curso de qualificação profissional, relacionada ao setor mecânico, pode atuar em diversas áreas.

Pode atuar como mecânico no reparo e manutenção automotiva, tanto em oficinas mecânicas quanto trocas de óleo, concessionárias e lojas de peças.

Além disso, a indústria automotiva – as montadoras de veículos – busca profissionais graduados ou com algum tipo de formação acadêmica na área.

Profissional valorizado e motivado é profissional que produz

Além de todos os benefícios que um curso de mecânica automotiva pode trazer para sua oficina – mais qualidade nos serviços, mais clientes satisfeitos e faturamento maior, ela também pode fazer com que seus profissionais sintam-se valorizados.

Estimular e possibilitar aos seus funcionários a realização de cursos voltados às novas tecnologias automotivas é uma forma de reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

Pense no curso como uma espécie de bonificação para o profissional. Quanto mais mecânicos, especialistas em diferentes áreas, sua oficina tiver, melhores os resultados em todos os sentidos. Isso significa benefícios também para sua oficina mecânica.

Reconhecer as qualidades profissionais de seus mecânicos, ofertando-lhes cursos, ou auxiliando para que eles busquem capacitação profissional. Isto poderá gerar funcionários mais valorizados e motivados.

Valorização dentro do ambiente de trabalho, independentemente da área, traz benefícios pessoais e também para a empresa em que esse profissional atua.

Busque por cursos que oferecem bons descontos para empresas. Procure também distribuir funções e encaixar diferentes mecânicos em diferentes áreas. Assim, sua oficina mecânica poderá oferecer uma gama maior de serviços aos seus clientes.

Fonte: Blog da Texado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
//]]>