Certificação de Competências Profissionais: Manual do Candidato ABRIL 2019

Certificação de Competências Profissionais: Manual do Candidato ABRIL 2019

Certificação por Competências Profissionais - Manual do Candidato - Abril / 2019

A Certificação de Competências Profissionais é um processo de coleta de evidências sobre o desempenho profissional de um trabalhador, com o propósito de avaliar a sua competência em relação ao perfil profissional.

A Certificação de Competências vem se tornando uma tendência, conjuntamente com a certificação de pessoas, processos e produtos. As empresas buscam profissionais certificados, inclusive como estratégia de competitividade. Por outro lado, o reconhecimento de competências desenvolvidas por profissionais em sua experiência de trabalho, ou mesmo a chancela de qualidade que a certificação atribui, pode efetivamente contribuir para uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.

Com sua experiência profissional você poderá obter o Diploma de Técnico, de forma rápida. Conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Federal nº 9.394/96, a Portaria SEE/MG nº 930/2008, e a Resolução CNE/CEB Nº 6, capítulo II, Art.37 , de 20 de Setembro de 2012.

Habilitações Técnicas de Nível Médio disponíveis:

  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Manutenção Automotiva
  • Técnico em Química
  • Técnico em Informática

 

JUSTIFICATIVA

Atos legais

Conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/96 e Portaria nº 930/2008, e Resolução Nº 6 , capítulo II, Art.37 , de 20 de Setembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação e em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC/2016).

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais aprovou o Parecer CEE nº 1.149/05, delegando a SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o oferecimento dos Exames de Habilitação e Qualificação Profissional, que por sua vez, através da Portaria nº 930/2008, nos termos do artigo 1º da resolução nº. 170 da SEE do Parecer CNE/CEB nº 40/2005, credenciou a POLIMIG – Escola Politécnica de Minas Gerais, para proceder a Certificação de Competências Profissionais para Habilitação Técnica de Nível Médio.

Na POLIMIG a Certificação de Competências Profissionais para obtenção do Diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio, mediante Provas de avaliação Teórica e Prática tem por objetivo avaliar e reconhecer competências profissionais anteriormente desenvolvidas. Independentemente da forma como tenham sido adquiridas, no próprio trabalho, torna-se como referência o perfil profissional da Habilitação Técnica.

O Diploma de Técnico obtido pela Certificação de Competências tem a mesma validade do Diploma obtido em um curso técnico regular de 1.200 h

Objetivo da Certificação por Competências Profissionais

  • Avaliar e reconhecer competências profissionais anteriormente desenvolvidas pelo profissional
  • Possibilitar ao profissional obter a Certificação Técnica de Nível Médio, de forma rápida.
  • Ampliar as possibilidades empregabilidade de profissionais no mercado de trabalho.
  • Ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho

Principais etapas realizadas pela Escola Certificadora

  • Elaboração do Manual do Candidato (para cada edição da Certificação)
  • Recebimento da Pré-Inscrição
  • Recebimento da Documentação para confirmar a inscrição
  • Análise da Documentação / Currículo do Candidato
  • Elaboração das Provas
  • Aplicação das Provas Teóricas e Práticas
  • Avaliação das Provas e Decisão sobre a Aprovação do Candidato
  • Entrega dos Resultados ao Candidato
  • Registros dos aprovados no livro apropriado
  • Envio da Relação dos Aprovados para o Conselho Federal dos Técnicos /CRQ
  • Expedição do Diploma

Pré-Inscrição da Certificação por Competências Profissionais

Tem a finalidade de diagnosticar se o candidato possui as condições mínimas requeridas para que ele prossiga no processo de certificação profissional através da análise dos dados do Formulário de Pré-Inscrição preenchido pelo candidato e enviado via e-mail para a Escola Certificadora.

Análise da documentação do candidato

Realizada pela Equipe Técnica/Pedagógica de Certificação da Escola Certificadora através da análise das evidências preenchidas no Formulário de Pré-Inscrição e dos registros dos cargos e atividades já desenvolvidas pelo candidato (comprovadas pela Carteira Profissional e/ou Declaração do Empregador e/ou Contrato Social (se for autônomo).

Requisitos necessários para participar do Exame de Certificação por Competências Profissionais

Para que um profissional possa se candidatar a Certificação de Conhecimentos, Experiências e Competências Profissionais para obtenção do Diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio é necessário que tenha idade mínima de 18 anos e concluído o Ensino Fundamental (1º grau), o Ensino Médio (2º grau) e comprovar experiência profissional de no mínimo, dois anos (4.576 h) na área diretamente relacionada com a qual pretende obter o diploma de técnico, através da carteira profissional ou declaração da empresa.

Procedimentos para inscrição

  • Realizar a Pré-Inscrição realizada através do formulário disponível no site: https://www.polimig.com.br.(clicar em Certificação / faça a sua Pré-Inscrição)
  • Cópia da Carteira de Identidade (RG) (não serve a carteira de motorista)
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF; poderá ser emitida.através do site http://www.receita.fazenda.gov.br
  • Cópia do Registro Civil – certidão de nascimento ou de casamento.
  • Cópia do Título de Eleitor e Certidão de quitação eleitoral que poderá ser emitida através do site http://www.tse.gov.br
  • Cópia do Certificado Militar, para o sexo masculino com idade inferior a 45 anos
  • Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1º grau) e do Ensino Médio (2º grau)
  • 01 foto 3×4 (recente)
  • Comprovante de endereço (recente)
  • Comprovante de pagamento da taxa única de inscrição (identificado com o nome do candidato)
  • Cópia autenticada da Carteira de Trabalho (1ª página com foto e assinatura, verso com a qualificação (filiação local de nascimento, etc..) e as demais paginas seqüenciais, da carteira profissional que comprove experiência, no mínimo, de dois anos (4.576 h) na área em que pretende obter o Diploma de Técnico

OBSERVAÇÕES

A) Quando o nome do cargo registrado na Carteira de Trabalho do candidato não for suficiente para comprovação da experiência profissional, o candidato deverá apresentar além da Carteira de Trabalho, uma declaração da empresa em papel timbrado e devidamente assinada pelo responsável, com data atual e carimbo do CNPJ.

Exemplo: Caso a CPTS do candidato tiver o registro somente de Supervisor, Operador, Controlador de Qualidade, Auxiliar, Inspetor, Montador, Almoxarife, Programador, Laboratorista, Maquinista, Analista, Instrutor, Professor, Comprador, .Assistente, Estagiário (Trainee) ou similar, será necessária a declaração com a descrição da função e a área de atuação na empresa.

B) Deverá constar na declaração: A função, a descrição das atividades específicas desempenhadas diretamente na área que pretende obter o diploma de técnico e o tempo mínimo de 02 anos de experiência (4.576 h)

C) Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos, Cursos de Qualificação, Cursos Livres e,Cursos Superiores não serão aceitos para comprovação de tempo para a experiência profissional. Contudo, a função de estagio (trainee) realizado na empresa será aceito como tempo de experiência

D) Ficará dispensado de apresentar o histórico escolar do Ensino Fundamental somente o candidato tenha obtido o Certificado do Ensino Médio através do ENEM, EJA ou ENCCEJA.

E) Os candidatos que residem fora de região metropolitana de Belo Horizonte poderão enviar para a POLIMIG – CTP- Rua Gilberto Porto, 817 – Bairro Nova Gameleira. CEP 30510.170 – Belo Horizonte – Minas Gerais, cópia legível (via Correios) dos documentos, sendo que as cópias do Histórico escolar e da Carteira de trabalho devem ser Autenticados em Cartório, com data atual observando a data de encerramento das inscrições. Os candidatos residentes na região de Belo Horizonte, poderão apresentar a documentação presencialmente na Escola Polimig no bairro Nova Gameleira em Belo Horizonte, neste caso não será necessária as autentificações no histórico escolar e carteira de trabalho

F) O candidato Autônomo ou Empresário (sem registro na CPTS) deverá comprovar sua experiência mínima de 02 anos (4.576 h) na área pretendida, através de contrato social, ou declaração emitida e assinada por um contador ou três notas fiscais com data entre 2017/2018 emitida por clientes, que comprovem a prestação de serviços na área que o candidato pretende obter o diploma. Além de apresentar a Carteira de trabalho, mesmo que não tenha registro atual.

G) Em caso de irregularidade de qualquer documento entregue pelo candidato, o mesmo não poderá participar da prova de Certificação, na data pretendida, até que a pendência seja solucionada.

H) Caberá à SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, antes da emissão dos certificados, validar a autenticidade do Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com histórico escolar, apresentados pelo candidato, visando garantir a veracidade do documento.

I) Os casos de falsificação de qualquer documento, incluindo Declaração da empresa, Histórico Escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, serão encaminhados diretamente às autoridades competentes para as providências penais cabíveis, além do diploma não ser emitido.

J) Referencial para o cálculo das horas trabalhadas,.correspondente ao tempo mínimo de experiência.

  • 52 semanas por ano
  • 44 horas semanais
  • 52 x 44 = 2.288 h por ano
  • 2 anos x 2,288 = 4.576 h correspondentes aos 2 anos de experiência Contudo, o candidato não precisará informar estas horas no ato da inscrição, pois a equipe técnica de Certificação da Escola POLIMIG, vai fazer isto, posteriormente, após consultar os dados contidos na Carteira Profissional / Declaração que o candidato irá apresentar.

K) Ao efetuar a inscrição o candidato atesta CONHECER E ACEITAR todos os requisitos e parâmetros estabelecidos neste Manual do Candidato. O candidato é o único responsável pelas informações e pela apresentação dos documentos idôneos para realização correta de sua inscrição. Após a realização da inscrição não serão permitidas alterações.

Aplicação das provas de Certificação por Competências Profissionais

As provas Teóricas e Práticas abrangem os conteúdos do PLANO DE CURSOS da POLIMIG, referente aos cursos técnicos já autorizados pela SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 3ª Edição (Resolução. nº 413, de 11 de maio de 2016); O processo de avaliação é realizado de forma presencial na Escola da POLIMIG e composto de:

  • PROVA TEÓRICA
  • PROVA PRÁTICA

As provas de avaliação para Certificação de Competências Profissionais são elaboradas pela equipe de professores das respectivas áreas técnicas e supervisionadas pela equipe técnico-pedagógica da POLIMIG.

Decisão sobre a aprovação do candidato na Certificação

A Comissão de Certificação é designada pelo diretor da POLIMIG e formada por pessoas diferentes. O Conselho de Classe formado pela equipe técnica /pedagógica da POLIMIG (Supervisora Pedagógica, Supervisora da Secretaria Escolar, Professores e Coordenador Técnico)

Cabe ao Conselho de Classe formado pela equipe técnica de Certificação da POLIMIG proceder ao julgamento da Certificação e tomada de decisão sobre a avaliação/aprovação dos candidatos.

Divulgação do resultado ao candidato

A secretaria da POLIMIG divulgará os resultados aproximadamente 15 dias úteis após a realização das provas. Por meio do e-mail ctp.certificacao@polimig.com.br ou do telefone da secretaria da escola (31) 3372-6482

Entrega do Diploma de Técnico

A entrega do Diploma será efetuada, em aproximadamente 40 dias úteis após a divulgação dos resultados, pois neste período a secretaria da POLIMIG, necessita fazer a escrituração dos registros, preparar os diplomas, entre outras providências administrativas. Somente o candidato aprovado poderá retirar o diploma na secretaria da escola POLIMIG, mediante a sua assinatura no livro de registro. Os candidatos que residem fora da região metropolitana de Belo Horizonte, poderão solicitar a secretaria da escola POLIMIG o envio via correios, com AR- Aviso de Recebimento, mediante o pagamento das despesas administrativas.

Registro do Diploma de Técnico

Após a consolidação dos candidatos aprovados, a secretaria da Escola POLIMIG faz a escrituração e registros escolares da documentação Após o recebimento do Diploma o próprio profissional aprovado deverá providenciar registro do Diploma no site CFT – Conselho Federal dos Técnicos.

Obs.: Em 20 de Dezembro de 2018 entrou em vigor em todo território nacional, a Lei 13.639/2018 que instituiu o CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais. Portanto a partir desta data todos os técnicos industriais deverão fazer o registro no CFT e não mais no CREA

Entretanto, os técnicos em QUÌMICA continuarão fazer o registro no CRQ- Conselho Regional de Química CRQ-MG (31) 3279-9800 – crq@crqmg.org.br Rua São Paulo, 409 16º andar – BH/MG -CEP 30170902 10

Cronograma para a Prova de Certificação de Competências

Pré-Inscrição

O Formulário de Pré-Inscrição deverá ser preenchido através da Internet no site: https://www.polimig.com.br (clicar em Certificação / faça a sua Pré-Inscrição) Caso o candidato não consiga acessar o site da Polimig poderá utilizar o seguinte site altativo: 10.2 Período para fazer a Pré – Inscrição De 18 de Março a 18 de Abril de 2019

Período para fazer a Pré-Inscrição

De 18 de Março a 18 de Abril de 2019 Logo após fazer a Pré-Inscrição o candidato já poderá enviar via correios, a documentação necessária

Não haverá necessidade de aguardar resposta da Pré-Inscrição para realizar a inscrição, pois se os dados do candidato não estiverem de acordo com os requisitos necessários para participar da Prova, a equipe técnica /pedagógica de Certificação da POLIMIG comunicará ao candidato via e-mail

Limite para envio dos Documentos

18 de Abril de 2019 (não haverá prorrogação)

Contudo, apenas o comprovante de pagamento da taxa poderá ser enviado posteriormente (impreterivelmente até o dia 24 de Abril de /2019)

Endereço para Envio/Apresentação da Documentação

POLIMIG CTP – Rua Gilberto Porto, 817 – Bairro Nova Gameleira – CEP 30510.170 – Belo Horizonte – Minas Gerais 10.4.1 DATA DA PROVA As Provas estão previstas para o dia 27 de Abril de 2019 na Escola POLIMIG em Belo Horizonte de 08 as 14 h

Endereços de realização da Prova

Prova de Mecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva e Informática

ESCOLA POLIMIG CTP – Rua Gilberto Porto, 817 – Bairro Nova Gameleira – CEP 30510.170 – Belo Horizonte – Minas Gerais

Prova de Química

ESCOLA POLIMIG – PII : Rua Platina, 1407. Bairro Calafate – CEP 30411575 – Belo Horizonte– MG – Próximo a estação do metrô Calafate

Taxa de Inscrição

Taxa única de R$ 890,00 (Oitocentos e Noventa Reais)

Depósito na Caixa Econômica Federal Agência 0090 – Operação 003 – Conta- 701106-2
Favorecido: Educadora Jorge Abrão Ltda.

  • O deposito deverá ser identificado com o nome do candidato.
  • Não fazer depósito programado
  • O comprovante de pagamento da taxa deverá ser escaneado e enviado por e-mail.
  • O simples recolhimento da taxa de inscrição não configurará a inscrição, por outro lado, o não pagamento da taxa até a data especificada, impedirá o candidato de realizar a Prova.
  • A documentação enviada via correios que chegar na POLIMIG, após o período estipulado para as inscrições, será devolvida ao candidato e a inscrição não será realizada.
  • Data máxima para apresentação do comprovante de pagamento da taxa 24/04/2019
  • No dia da prova não serão recebidos documentação ou pagamento da taxa de inscrição OBSERVAÇÕES .

O candidato inscrito que não comparecer na data e horário agendado para as provas será considerado desistente (sem direito a devolução da taxa).

Caso o candidato esteja de Licença médica ou Luto familiar no dia da prova, deverá avisar a Secretaria da POLIMIG, através do e-mail : ctp.certificacao@polimig.com.br e enviar até o 1º dia .útil POLIMIG – Certificação de Competências – Manual do Candidato – Abril 2019 10 após a data da prova, a cópia do atestado médico ou certidão de óbito. Desta forma a documentação e a taxa de inscrição ficarão válidas para a próxima Prova. Não será aceito nenhum outro tipo de justificativa. (motivos de trabalho, atraso de avião, congestionamento de transito, etc.) Sendo que em hipótese alguma será devolvida a taxa de inscrição

A POLIMIG não se responsabilizará pelo transporte, assim como pelo fornecimento de lanches para os candidatos nos dias das provas, contudo no local da prova haverá uma cantina para venda de água, café e lanches leves.

Nos ambientes da prova, o candidato não poderá utilizar Camiseta sem mangas, Boné, Chapéu, Chinelo, Sandálias, Tênis,Short, Bermudas, Camisas de clubes de futebol ou similares

A POLIMIG não fornecerá nenhum tipo de uniforme ou EPI para o candidato (camisas, calçado de segurança, luvas, óculos de segurança, etc.)

Os candidatos de Química deverão levar consigo um jaleco branco para utilizar durante a Prova ,,,,Prática no laboratório

Somente os candidatos devidamente inscritos e funcionários da POLIMIG. Poderão ter acesso as ,dependências da Escola POLIMIG, durante o horário de aplicação das provas. Portanto, acompanhantes, familiares ou colegas de trabalho não terão acesso as dependências da escola no ,período de realização das provas.

Não será concedida revisão de provas ou aplicação de provas fora do horário ou data prevista neste Manual do Candidato

Durante o período de realização das provas o candidato deverá manter o telefone celular desligado e,acondicionado no saco plástico apropriado, que será fornecido na entrada da escola.

Metodologia utilizada para a aplicação das Provas

Prova teórica e Prova prática (presenciais)

Na Prova Teórica as questões são agrupadas em blocos com 10 questões referentes á cada uma das disciplinas técnicas, a Prova Teórica: tem m total de 60 Questões de Múltipla Escolha

O candidato utilizará GABARITO (Folha de respostas) para marcar as respostas da prova teórica. (Mas não poderá levar as provas que ficarão arquivadas na Escola POLIMIG). Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Gabarito.

Serão consideradas marcações incorretas no Gabarito:

  • Duas ou mais marcação para uma mesma questão
  • Marcação rasurada (rabiscada ou apagada com corretivo)
  • Campo de marcação não preenchido
  • Marcação executada com lápis
  • Questões em branco

O Gabarito é considerado como a prova do candidato, pois se trata de um documento personalizado e único, não podendo ser substituído em nenhuma hipótese. No caso de ser anulada alguma questão por erro de elaboração ou de impressão, o seu valor em pontos será computado a favor dos candidatos.

A Prova Prática é dividida em 02 (duas) avaliações com operações práticas aplicadas em 2 (dois) ambientes distintos e envolve competências e habilidades da área, simulando situações práticas específicas, relacionadas a cada área específica.

OBSERVAÇÕES

  • Durante as provas teóricas e práticas, o candidato não poderá fazer nenhum tipo de consulta (livro, apostila, tabela, uso do celular, tablet, Iphone, perguntas técnicas ao professor aplicador, etc.) caso contrário, o candidato será desclassificado pela equipe técnica. Contudo, será permitido o uso de calculadora comum.
  • Ao iniciar o Exame de Certificação, os candidatos são divididos por ordem alfabética, em grupos (prova teórica, prova prática), a medida que terminam uma das provas iniciam a outra até completar todas as provas.
  • Caso o candidato apresente alguma deficiência física temporária ou permanente, (visão, membros superiores ou membros inferiores) deverá apresentar no ato da inscrição um laudo médico, com especificação da deficiência com data recente, liberando o candidato para executar as Provas Práticas de Laboratório

Inscrição de candidatos que estudam no Exterior

Conforme normas do Consulado Brasileiro e acordos entre o Brasil e os países do MERCOSUL, o candidato oriundo do exterior deverá providenciar:

  • Tradução do Histórico Escolar e do Diploma
  • Reunir os referidos documentos traduzidos e dirigir–se á Secretaria de Educação do Estado onde tem residência fixa (exemplo: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, etc.), para solicitar a o atestado de equivalência dos estudos.
  • Apresentar na POLIMIG a equivalência dos estudos homologada pela Secretaria de Educação juntamente com os demais documentos necessários para fazer a inscrição

Condições para aprovação

O candidato não poderá obter nota inferior a 60 % (sessenta por cento), em nenhuma das provas práticas de laboratório e também em cada um dos blocos de 10 questões da Prova Teórica.

Para Aprovação o candidato deverá obter um aproveitamento percentual Média Final igual ou superior a 60% (sessenta por cento), ou seja, a média das Provas Teóricas com as Provas Praticas.

Ficará REPROVADO, o candidato que não obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) em cada disciplina mesmo que tenha obtido o percentual de aproveitamento igual ou superior a 60% (sessenta por cento) no total global.

O candidato APROVADO que residir fora da região metropolitana de Belo Horizonte, que desejar receber o Diploma via Correios, após o resultado de aprovação, deverá efetuar o depósito de uma taxa de R$ 40,00 (Quarenta reais) referente e as despesas administrativas e de correios

Prova de 2ª Oportunidade

O candidato que for reprovado (Não Classificado) em até 03 disciplinas, somando-se as Teóricas e as Práticas, poderá fazer, uma Prova de 2ª Oportunidade, envolvendo somente as disciplinas que não obteve nota mínima de 60%, desde que não tenha obtido ZERO em nenhuma das provas realizadas, em data a ser determinada pela POLIMIG, Neste caso a nova média final máxima será de 60%

Sendo que serão mantidas as notas obtidas nas provas das disciplinas nas quais o candidato foi aprovado, isto é, a soma das notas anteriores com as notas da 2ª oportunidade deverá ser no mínimo de 60%

Prova de 2ª Oportunidade

O candidato que porventura, não for aprovado em até 03 (três) disciplinas desde que não obtenha nota zero em nenhuma delas, poderá realizar posteriormente uma Prova de 2ª Oportunidade o candidato pagará uma taxa única, metade do valor da taxa normal. (R$ 445,00 – Quatrocentos e quarenta e cinco reais)

Neste caso não será necessário enviar a documentação novamente, apenas enviar via e-mail cópia do comprovante de pagamento da taxa, com a identificação do nome.

Da Apelação

Não será concedida revisão de provas , contudo o candidato terá direito à apelação perante a Escola em até cinco (05) dias úteis, contados a partir da entrega dos resultados, no seguinte caso: * Questionamento dos resultados de qualquer etapa do processo Certificação; Não serão aceitas as Apelações fora dos prazos citado acima.

Durante o período de apelação, caso o candidato solicite, a Escola, poderá disponibilizar os cadernos de Prova Teórica ou Prática para consulta do candidato, mediante acompanhamento da equipe técnico pedagógica da escola Em hipótese alguma os cadernos de Prova Teórica ou Prática, poderão ficar sob a guarda do candidato, ser reproduzido ou sair das dependências da Escola ou enviadas via e-mail

A apelação deve ser registrada em formulário próprio, que será disponibilizado, quando for o caso, pela Escola, e será analisada pela Equipe Técnico-pedagógica da Certificação. O preenchimento do formulário “Registro de Apelação” deverá ser feito pelo próprio candidato.

O prazo para elaboração das respostas e seu envio ao reclamante é de 07 dias úteis, contados a partir do registro.

Antes do início das provas será sugerido ao candidato preencher um termo de autorização de uso de imagem, de eventuais fotos / captação de imagens a serem efetuadas durante o período  que, o candidato estiver dentro da escola.

 

Conteúdos de Avaliação na prova de Certificação de Competências

Habilitação Técnica de Nível Médio: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais (MEC-2016)

Descrição do Perfil Profissional

Projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 3ª Edição (Resolução. nº 413, de 11 de maio de 2016)

Conteúdos das Provas

ELETRICIDADE (Prova Teórica)

Conceitos, Cálculos e Aplicações sobre:: Lei de OHM: Diferença de potencial, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica. Identificação das características das fontes de tensão contínua e alternada. Análise de circuitos CC: Associação de resistores, capacitores e indutores, série, paralelo e misto alimentada por corrente contínua e corrente alternada. Leis de Kirchhoff, Teoremas de Thevenin, Teorema de Norton. Fator de potência. Esquemas de Aterramento, Instrumentos de medidas elétricas.

NR -10 E SINALIZAÇÃO (Prova Teórica)

Conceitos e Aplicações sobre: Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, ABNT NBR ISO 8995-1/2013, Iluminação de ambientes de trabalho Norma Regulamentadora NR- 26 – Sinalização de Segurança.

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (Prova Teórica)

Conceitos e Aplicações sobre: Características dos Sistemas Elétricos de Potência, Rede transmissão, Rede de sub-transmissão, Redes de distribuição, Geração fotovoltaica de energia elétrica. Níveis de tensões praticados no Brasil, Alta tensão de distribuição, Média tensão de distribuição, Baixa tensão de distribuição, Chaves Seccionadoras, Chaves Elétricas, Chaves de Aterramento, Pára-Raios, Sistema de Proteção, Subestações, Atribuições da ANAEEL.

MÁQUINAS ELÉTRICAS (Prova Teórica)

Conceitos e Aplicações sobre: Transformadores, Transformadores Monofásico, Transformadores Trifásicos, Motores de Indução, Esquemas de ligações de motores monofásicos e trifásicos, Estrela-Triângulo, Motor síncrono e Motor assíncrono, Diagramas e esquemas de alimentação de motores, Normas para instalação de motores e regime de serviços de máquinas

ELETRÔNICA (Prova Teórica)

Conceitos e Aplicações sobre: Resistores, Capacitores, Diodos, Transistores, Mosfet, IGBT, Tiristores, Diacs, Triacs, Circuitos Retificadores, Formas de ondas, Circuitos Integrados, Período e Freqüência, Placa de circuito impresso, Portas Lógicas (AND, OR, NOT, NAND, e NOR). Simbologia de componentes eletrônicos Instrumentos eletrônicos de medição (Osciloscópio)

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (Prova Teórica)

Conceitos,e,Aplicações,sobre: Controladores Lógicos Programáveis – PLC. Transdutores, Chaves fim de curso, Soft Start, Inversores de freqüência, Diagrama LADDER, Sensores capacitivos, Sensores indutivos, Sensores óticos Atuadores Elétricos (motor de passo) Eletro Válvulas Hidráulicas e Pneumáticas (Solenóide) Circuitos Eletro Hidráulicos e Eletro Pneumáticos.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (Prova Prática, simulando situações práticas específicas)

Elaborar diagramas de potência e comando elétrico CA Selecionar componentes elétricos (relés, contatores, unidades de comando, etc.) Utilizar de instrumentos de medidas elétricas. Executar partida estrela triângulo de motor elétrico CA Executar partida direta com reversão de motor elétrico CA

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (Prova TeóricoPrática, simulando situações práticas específicas)

Ler e Interpretar Projetos de Instalações Elétricas Prediais em conformidade com a Norma ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa.Tensão. Dimensionar diâmetro interno de eletrodutos. Elaborar Etapas de um Projeto de Instalações Elétricas Executar desenho em esboço de Diagrama de Potencia e de Comando

 

Habilitação Técnica de Nível Médio: TÉCNICO EM MECÂNICA

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais (MEC 2016)

Descrição do Perfil Profissional

Elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos com acionamentos e comandos elétricos.. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 3ª Edição (Resolução. nº 413, de 11 de maio de 2016)

Conteúdos das Provas

METROLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE (Prova Teórica)

Transformação de medidas: Polegadas para milímetro e vice-versa
Leitura e Características dos Instrumentos de medida: Escala graduada, Paquímetro, Micrômetro externo, Micrômetro interno, Relógio Comparador, Goniômetro e Torquímetro
Identificação, Simbologias e Aplicações de: Tolerâncias Geométricas de forma e posição, Ajustes Mecânicos (H7, g6, p6, m6 , j6 , f5)
Conceito das seguintes terminologias: Qualidade, Produtividade, Produção Enxuta, Padronização, 5 S , Brainstorming, Plano de Ação (5 W e 2 H), ISO 9001 e ISO TS 16.914 Fluxograma , Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe), Cartas de Controle Estatístico, 7 Ferramentas da Qualidade, PDCA e MASP

COMPONENTES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS (Prova Teórica)

Conceitos e Aplicações dos seguintes componentes de máquinas: Rolamentos, Mancais, Engrenagens de dentes Retos, Engrenagens de dentes Helicoidais, Engrenagens Cônicas, Coroa e Rosca Sem-Fim, Cremalheira, Correias e Polias, Acoplamentos, Chavetas e Parafusos.
Conceito e Aplicações dos seguintes componentes automotivos; Motor de Combustão Ciclo Otto, Virabrequim, Bielas, Eixo de Comando de Válvulas, Pistão, Anéis de Segmento, Junta Homocinética, Molas, Óleos Lubrificantes, Graxas, Viscosidade e Oleosidade.

PROJETO MECÂNICO e CAD (Prova Teórica)

Conceito das seguintes terminologias: Protótipo, Tipos de protótipos, Etapas de um projeto.
Identificação e aplicações dos principais comandos do AutoCAD: Mirror, Copy, Array, Fillet, Trim , Dim., Eraser, Pan, Layers , CAD 3D
Dimensionamento de seção de peças cilíndricas simples: Esforços de Tração ou Cisalhamento.
Cálculos de resistência dos materiais referentes á: Reações nos apoios (Ra e Rb) em vigas sujeitas ao esforço de Flexão simples, com cargas concentradas e cargas distribuídas

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (Prova Teórica)

Conceito e Aplicações de usinagem e processos de fabricação e seus respectivos equipamentos: Furação, Torneamento, Fresagem, Retificação, Mandrilamento, Fundição, Forjamento, Laminação, Eletroerosão
Conceitos de usinagem CNC Diferenças e vantagem da usinagem CNC em relação a usinagem convencional, Coordenadas Cartesianas, Funções Preparatórias G (G00, G01. G02, G03, G90, G91), Interpolação, Pontos-Zero.
Conceito e Aplicações dos Tratamentos Térmicos: Têmpera, Revenimento, Recozimento, Cementação e Nitretação.
Conceito e Cálculos utilizados em Caldeiraria Planificação de chapas, Linha Neutra, Redução concêntrica de duto, Transição de duto, transição com redução de duto, Interseção perpendicular de dutos, Interseção oblíquo de dutos e Bifuração simétrica.
Orçamentos para Usinagem de peças Custo da mão de obra, despesas fixas e variáveis, custo dos materiais, impostos, lucro e taxa administrativa.

ENSAIOS MECÂNICOS E PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM (Prova Teórica)

Conceito e Aplicações dos Ensaios Não Destrutivos (END): Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom, Raios-X
Conceito e Aplicações dos Ensaios Destrutivos (ED) Ensaio de Tração, Ensaio de Dobramento, Teste Hidrostático. Interpretação do Diagrama Tensão-Deformação e Corpo de Prova
Conceito e Aplicações dos Processos de Soldagem: SMAW, GTAW, GMAW , FCAW, Oxiacetilênico, Arco Submerso. Especificação de eletrodos revestidos, de acordo com a AWS

ACIONAMENTOS E COMANDOS ELÉTRICOS (Prova Teórica)

Conceito e Cálculos referentes a Lei de OHM: Corrente elétrica, Resistência elétrica e Tensão elétrica.
Conceito e identificação de componentes elétricos: Placa de identificação de Motores de CA, Disjuntores, Relés, Chaves elétricas fim de curso ,Botoeiras, Fusíveis NH e DIAZAED
Interpretação de diagramas básicos – Unifilar e Multifilar Diagrama de Potência e Diagrama de Comando CA.
Identificação e aplicações de instrumentos de medidas elétricas Multímetro e Alicate amperímetro

INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO (Prova Teórica)

Leitura e Interpretação de Desenho de: Conjuntos Mecânicos, Projeções Ortogonais (2D) e Perspectivas (3D)
Identificação das Simbologias utilizadas em Desenho Técnico: Representação de elementos de máquinas, Hachuras, Tipos de Linhas. Execução de desenho Peças mecânicas, em esboço (croqui).

ELETRO HIDRÁULICA E ELETRO PNEUMÁTICA (Prova Teórica – Prática, simulando situações práticas específicas)

Conceitos e Aplicações de Componentes Hidráulicos e Pneumáticos: Cilindro de Simples Ação, Cilindro de Dupla Ação, Válvulas Direcionais, Válvulas de Retenção, Válvulas Solenóide, Válvulas de Segurança, Compressores, Cavitação, Dreno, Manômetro, Vacuômetro.
Leitura e Interpretação de: Circuitos Hidráulicos, Pneumáticos e Eletro Hidro Pneumáticos. Identificação Física (no Painel de treinamentos) de: Componentes Eletro Hidráulicos e Eletro Pneumáticos

MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO DE MÁQUINAS (Prova Teórica – Prática, simulando situações práticas específicas)

Conceito e Aplicações de: Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva, Manutenção Corretiva, TPM- Manutenção Produtiva Total.
Identificação das condições de trabalho dos elementos de máquinas: Mancais de Rolamentos , Correias e acessórios de máquinas em geral Inspeção de Máquinas e Equipamentos: Leitura e Interpretação de Manuais / Catálogo de máquinas operatrizes. (Torno Mecânico, máquinas CNC, etc.)
Condições de funcionamento de Máquinas Operatrizes: Inspeção, Alinhamento e Nivelamento

Habilitação Técnica de Nível Médio: TÉCNICO EM QUÍMICA

Eixo Tecnológico: PRODUÇÃO INDUSTRIAL (MEC 2016)

Descrição do Perfil Profissional

Opera, controla e monitora processos industriais e laboratoriais. Avalia atividades. Controla a qualidade de matérias primas, insumos e produtos. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolve produtos e processos. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos.

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 3ª Edição (Resolução. nº 413, de 11 de maio de 2016)

Conteúdos das Provas no processo de Certificação de Competências

FISICOQUÍMICA (Prova Teórica)

  • Ligações Químicas (Iônica, Covalente Normal, Covalente Dativa)
  • Conceitos e Aplicações de Termoquímica
  • Diferenciar Processos Endotérmicos e Exotérmicos
  • Misturas Homogenia e Heterogenia
  • Volumetria por Oxi-Redução
  • Permanganimetria, Dicromatometria e Iodometria
  • Tabela Periódica

QUIMICA ORGÂNICA (Prova Teórica)

  • Identificação e Propriedades dos compostos orgânicos
    Densidade, Ponto de fusão e Ponto de Ebulição, Solubilidade e Condutividade Elétrica
  • Nomenclatura dos compostos orgânicos
  • Hidrocarbonetos, Álcool, Aldeído, Cetona, Éster, Éter, Ácido carboxílico e fenol
  • Reações químicas de Alcanos, Alcenos, Alcinos e Alcoois (substituição / adição / oxidação)

PROCESSOS INDUSTRIAIS (Prova Teórica)

  • Noções de processos Siderúrgicos (produção do Aço)
  • Noções dos Processos de Açúcar e Álcool.
  • Noções de processos Metalúrgicos – Tipos e aplicações da ligas metálicas
  • Classificação de processos industriais, Contínuo, Semi-continuo, Batelada
  • Tratamentos de efluentes (ETE e ETA)

MICROBIOLOGIA (Prova Teórica)

  • Instrumentos de análises microbiológicos;
  • Bactérias e Vírus .
  • Doenças causadas por baterias e vírus
  • Meios de cultura;
  • Limpeza e esterilização do material;
  • Técnicas de inoculação;
  • Medidas de segurança em laboratório de microbiologia;
  • Análise Microbiológica de água;
  • Lavagem e esterilização de materiais em laboratório de microbiologia;
  • Segurança e Higiene em Laboratórios de microbiologia;

OPERAÇÕES UNITÁRIAS (Prova Teórica)

  • Interpretação de Fluxograma
  • Processamento de sólidos (moinhos e britadores)
  • Correias Transportadoras, Caçambas e elevadores
  • Separação magnética
  • Peneiramento – Flotação
  • Separação sólido/líquido
  • Destilação

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM (Prova Teórica)

  • Soluções aquosas
  • Identificação dos tipos de soluções
  • Relação Mol por Mol, Mol e Massa
  • Tipos de Concentração, Gr/lt e Molaridade.
  • Equilíbrio Químico
  • Reagentes
  • Tipos de reações químicas e deslocamento de equilíbrio
  • Padronização de uma solução
  • Cálculos (massa, volume , mol)
  • Cálculos de PH e POH –

QUÍMICA ANALÍTICA (Prova Prática no laboratório de Química)

  • Análise situações práticas específicas
  • Prática no manuseio de vidrarias no laboratório
  • Cálculos específicos
  • Análise Volumétrica da solução do vinagre
  • Grau de Pureza e Rendimento de Reação Oxido, Acido Sais, Bases
  • Volumetria de ácido-base Acido Forte e Base Forte

Comments are closed.

WhatsApp
//]]>