Novas regras para gás natural no setor elétrico pode valorizar usinas da Petrobras

Novas regras para gás natural no setor elétrico pode valorizar usinas da Petrobras

Antes de seguir com um eventual processo para vender suas usinas, a Petrobras aguarda novas regras para gás natural no setor elétrico. Isso porque, essa nova regulamentação para o uso de gás natural no setor elétrico poderá valorizar o parque de termelétricas operado pela estatal no Brasil.

Atualmente, a Petrobras opera cerca de 6 gigawatts em termelétricas, e há grande expectativa de parte ou todas as usinas possam entrar no programa de desinvestimentos e parcerias, onde a estatal pretende levantar 21 bilhões de dólares até o final de 2018.

Ao ser questionado sobre uma possível venda das usinas térmicas, o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras disse: “Esses aspectos regulatórios têm um impacto relevante sobre o fluxo de caixa dos ativos, sobre o valor dos ativos. Quando essas questões estiverem com nível de maturidade suficiente, poderemos e iremos levar as oportunidades ao mercado.

O executivo, que participou de evento da Petrobras com investidores na sede da B3, em São Paulo, disse que a companhia tem participado das discussões do programa “Gás para Crescer”, do Ministério de Minas e Energia.

O programa analisa possíveis mudanças regulatórias para ampliar o uso de gás na produção de energia, como a inclusão de termelétricas na base de geração do sistema elétrico –as usinas atualmente são contratadas principalmente para operar quando cai o nível de armazenamento no reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *